Círio da Conceição 2022: grande procissão leva mais de 200 mil fiéis às ruas de Santarém, no PA

A procissão em homenagem à Imaculada Conceição voltou às ruas após dois anos em formato de carreata por conta da pandemia.

Por Pablo Vastei em 27/11/2022 às 15:21:05

Mais de 200 mil pessoas tomaram as ruas da área central e Santarém, oeste do paraense, na manhã deste domingo (27), segundo estimativa da Polícia Militar. A grande romaria em homenagem à Nossa Senhora da Conceição voltou a ser presencial após dois anos sendo realizada em formato de carreata por conta da pandemia da Covid-19.

Com o tema "Maria Imaculada, ensino-nos a caminhar em comunhão com a igreja", a edição de número 104 é considerada como o 'Círio do Reencontro'. Famílias de toda a região esperaram por esse momento de reencontro, pelas ruas da cidade, para saudar a Imaculada Conceição.

"Não tem como explicar, hoje o vazio de dois anos sem esse calor humano está sendo preenchido. O amor de Mãe que Maria nos transmite nos aproxima e nos conecta com Deus." - descreveu a devota, Maria Auxiliadora.

São demonstração de amor como essa, sentida no olhar de cada devoto e no sacrifício por amor. No mar de gente histórias de todos os tipos, ligadas pelo amor de Nossa Senhora da Conceição.

"Além da emoção, no meu coração existe muita gratidão, gratidão pelas graças alcançadas, pelo livramento, pelos milagres, né. Nossa Mãezinha é a Mãe que intercede, junto ao filho amado Jesus, para os milagres que a gente precisa na vida." - disse a devota, Carmem de Andrade.

A avenida São Sebastião ficou tomada por mar de gente. (Foto: Pablo Vastei)

 

A grande romaria saiu por volta de 7h da manhã da Igreja São Sebastião, no bairro Prainha, o badalar dos sinos e os cantos marianos anunciaram que o Círio retornou. O percurso de pouco mais de 6km, um infinito de gente mostrava o quanto esse momento era esperado. Por onde a imagem oficial da padroeira passava, homenagens eram realizadas. A primeira delas em frente ao Colégio Dom Amando, ponto tradicional. Mais adiante foi a vez do Colégio Santa Clara demostrar o amor por Nossa Senhora da Conceição.

Na paroquia Nossa Senhora de Fátima, o coral apresentou hinos de louvor a Virgem da Conceição.

Homenagem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Pablo Vastei)

 

Em um dos pontos mais tradicionais e esperados, fogos coloridos e pipas no céu, foi a homenagem do Sindicatos dos Estivadores de Santarém, no cruzamento das Avenidas Cuiabá e Tapajós.

Este foi o primeiro ano da Diretoria Atual da Festa da Conceição a frente do Círio no formato tradicional. "Para essa diretoria é a primeira vez que a gente realiza o Círio tradicional, para nós está sendo um momento muito especial. A gente já pode perceber que é um dos maiores da história, até mesmo por conta que ficou suspenso, nesse formato, por dois anos por conta da pandemia." - disse o diretor da festa, Pe. Ruy Barbosa.

Durante todo o percurso da procissão equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuaram para garantir a segurança dos romeiros.

"Não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade, um evento abençoado, a PM contou com 150 policiais militares atuado nesta manhã de domingo, tudo tranquilo." - informou o comandante do CPR-1, Coronel Wagner Almeida.

PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE